Q: Símbolo designado Quebec. O Código Internacional de Sinais estabelece a representação desta letra por uma bandeira amarela que, içada isoladamente, significa: "Meu barco está ileso; peço prática livre." 2. Letra usada como prefixo nas mensagens de rádio para transmissão mais rápida; é introduzida como primeira letra em cada grupo de três, a que se reduzem os componentes da mensagem abreviada.
QUALIDADES ESSENCIAIS: Características que deve apresentar o casco de todo navio: solidez, flutuabilidade, estanqueidade.
QUALIDADES MILITARES: Características que devem apresentar os navios de combate potência ofensiva, proteção, velocidade e autonomia.
QUALIDADES NÁUTICAS: Conjunto de requisitos técnicos que a embarcação deve ter como garantia de uma navegação segura e eficiente.
QUALIDADES TÉCNICAS: Nome genérico que abrange as qualidades essenciais e as qualidades náuticas de um navio.
QUARTEL: Cada uma das seções desmontáveis que constituem os revestimentos, estrados, escotilhas etc. de uma embarcação.
QUARTELADA: Medida da extensão das amarras, ou 15 braças.
QUEBRA DE ESTIVA: Espaço do porão não ocupado pela carga, por ser inadequado ao tipo de embalagem, ou por ser necessário à ventilação ou à separação da carga. Diz-se, também, quebra de espaço e vãos de carga.
QUEBRA-GELO: 1. Marca, posição ou local no qual um navio passa a efetuar procedimento obrigatório de entrada, trânsito ou escolta, tais como: entrada de porto, trânsito em canal ou auxílio de quebra-gelo; 2. Navio aparelhado para abrir caminho nos mares glaciais.
QUEBRA-MAR: Chapa ou tábua vertical, ou pouco inclinada para vante, colocada sobre o convés, na proa, a fim de diminuir a violência das águas e impedir sua passagem para ré.
QUILHA CHATA: Tipo de quilha preferido para os barcos modernos de qualquer classe.
QUINA: Qualquer mudança brusca de direção na superfície externa do casco, num chapeamento, numa antepara, numa caverna ou de outra peça qualquer da estrutura do navio. |