Petroleiros podem entrar em greve contra leilão do pré-sal
 

Publicado em sexta-feira, 11 de outubro de 2013 às 11:25

 
10 de outubro de 2013 | 12h 40
RIO - Os funcionários da Petrobras poderão entrar em greve a partir do próximo dia 17, em protesto contra a realização do primeiro leilão de petróleo sob o regime de partilha da produção, que ofertará o Campo de Libra, na Bacia de Santos. A partir desta quinta-feira, sindicatos de todo o País filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) farão assembleias para decidir se acatam o indicativo de greve, aprovado pela federação em reunião na quarta-feira.

O leilão do Campo de Libra está marcado para o próximo dia 21. No dia 17, data proposta para o início da greve, a FUP também pretende fazer mais uma manifestação nacional contra o leilão de Libra, com marchas e mobilizações em vários Estados. Desde o dia 2 a entidade promove, em Brasília, o "Acampamento da Soberania".

A greve reivindica ainda outros dois pontos, segundo nota enviada pela FUP. Um deles é o Projeto de Lei (PL) 4.330/04, de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO). Em nota a FUP afirma que o projeto "sob o pretexto de regulamentar a terceirização, piora consideravelmente as condições de trabalho e ataca direitos históricos da classe trabalhadora".

O segundo ponto é a campanha de negociação salarial. Segundo a FUP, a Petrobras apresentou uma proposta na última segunda-feira, dia 7, "que não atende aos trabalhadores e a FUP e seus sindicatos indicaram a rejeição".
 
Fonte - Vinicius Neder, da Agência Estado