BRT: integração porto-cidade
 

Publicado em segunda-feira, 28 de outubro de 2013 às 12:31

 
A CODESA, inserida em um contexto nacional de modernização portuária, vem alinhando seus projetos de investimentos com as iniciativas do Governo do Estado e prefeituras, buscando a melhoria da qualidade de vida da população capixaba, com injeção de recursos financeiros em projetos e ações diversas de cunho sócio-ambiental e de infraestrutura, como o de mobilidade urbana recém divulgado, que objetiva a revitalização do Centro de Vitória.

Tal conceito deve-se ao fato de que a CODESA entende que suas ações não podem estar voltadas apenas para melhoria da infraestrutura portuária, mas devem buscar a preservação da história da cidade e garantir bem-estar aos moradores, em consonância com a sustentabilidade econômica de uma cidade portuária.

Com os Projetos de Revitalização do Porto e dos Corredores Exclusivos para ônibus, denominado Bus Rapid Transit – BRT, será proporcionada melhoria do trânsito no centro da capital, o que exige a ampliação das vias na região dos Armazéns 4 e 5, oferecendo a população maior integração com o porto. Essa integralização proporcionará a cidade visualizar as atividades portuárias e contemplar o mar, além de promover transportes alternativos com a implantação de ciclovias, padronização das calçadas ao longo do Porto de Vitória, tudo isso alinhado com as ações do Governo do Estado na implantação de transporte coletivo rápido, moderno e viável. Além disso, buscou-se preservar os armazéns 1, 2 e 3 dando a eles uma nova utilização. Cedendo-os a sociedade capixaba, via entendimentos com Governo do Estado, promove-se a preservação da sua arquitetura e ao mesmo tempo cria-se um polo cultural na área.

Em face da necessidade de demolição dos armazéns 4 e 5, para criação de novas vias, e consequentemente de suas instalações administrativas, a CODESA pretende também implantar mais um projeto, visando a valorização do Centro de Vitória: A construção da nova sede administrativa. As novas acomodações irão centralizar toda a administração do Porto, atualmente com suas instalações obsoletas e divididas no Cais de Vitória e no Cais de Capuaba, melhorando sua eficiência administrativa e trazendo ganhos à atividade comercial do Centro, além de criar mais espaços públicos e culturais para a região. Os atuais armazéns (04 e 05) construídos na década de 60, não atendem às exigências das atuais cargas portuárias. As cargas movimentadas no Cais Comercial de Vitória utilizam o modal rodoviário para movimentação. A demolição dos prédios e armazéns, conjugados com a obra de ampliação dos berços 101 e 102, disponibilizará uma retroárea de aproximadamente 17.000 m².

A CODESA está também trabalhando para a ampliação da Av. Beira Mar, em conjunto com a Prefeitura de Municipal de Vitória, permitindo que as melhorias de circulação se estendam e sejam integradas ao longo do canal de acesso do Porto de Vitória. Trabalhando, em conjunto com o Poder Municipal, na melhoria da qualidade de vida da população, a expectativa é publicar a licitação do projeto básico ainda este ano, e iniciar as obras em 2015. Também está previsto o desenvolvimento de um projeto conceitual urbanístico ao longo do canal de acesso do porto no ano de 2014, integrando os principais investimentos na região e posteriormente doando o estudo a ser realizado para as prefeituras envolvidas e o Governo do Estado, possibilitando a promoção do desenvolvimento econômico da região alinhado com o desenvolvimento humano.

O projeto Portal Sul e o Plano de Mobilidade de Vitória darão ao Porto acesso dedicado e ininterrupto, o que conferirá às novas instalações do Cais Comercial mais competitividade. Atualmente a entrada e saída de caminhões em Vitória é interrompida no período de 07:00h às 09:00h e das 17:00h às 19:00h.

Importante assinalar que o Cais Comercial de Vitória, embora com tais restrições, ainda movimenta 700.000 toneladas por ano e, com a ampliação dos berços, a revitalização da sua plataforma operacional e o aumento da sua profundidade com a dragagem, que está em andamento, e também da sua retroárea, passará a ter uma capacidade de movimentação de cargas de 2 (dois) milhões de toneladas por ano, com condições de receber navios comerciais e de passageiros com calados de 12,5 metros. Este aumento de carga não representa apenas acréscimo de receita para o porto, mas significa incremento de arrecadação tributária para o Estado e Município, oportunidades de negócios e desenvolvimento da economia, gerando empregos e renda para a população capixaba.

Por fim, a exploração de petróleo e gás na plataforma continental do Estado do Espírito Santo – novo ciclo da economia estadual – exige uma demanda de instalações portuárias modernas e adequadas para o manuseio de cargas e equipamentos utilizados nas plataformas de pesquisa, exploração e produção de petróleo e gás. As obras de Revitalização do Cais Comercial permitirão condições operacionais eficientes, com o aumento da capacidade de estocagem de cargas e um ambiente de trabalho adequado aos usuários e trabalhadores portuários, além de conservar a história da cidade e garantir o bem-estar dos moradores.
 
Fonte - Assessoria de Comunicação da Codesa