FNP e sindicatos filiados se reúnem para planejar ações em defesa da pauta dos trabalhadores
 

Publicado em sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 às 16:30

 
Representantes da Federação Nacional dos Portuários (FNP) e dos sindicatos filiados à entidade se reúnem, em Brasília, nos dias 20 e 21 de janeiro, para planejar ações em defesa da pauta dos trabalhadores em 2014. A implantação pelas companhias Docas do plano de cargos carreira e salários (PCCS), uma solução para o Portus, previdência complementar da categoria, e a proibição da terceirização das atividades da Guarda Portuária são prioridades da pauta dos sindicatos e da FNP.

Na ocasião, os portuários vão aprovar agenda de mobilizações regionais e nacional para o primeiro semestre do ano. Os trabalhadores cogitam ainda uma paralisação, de seis horas para o próximo dia 24, e de 24 horas para o dia 30, com o intuito de chamar atenção do governo federal para as reivindicações da categoria.

Reivindicações

Os trabalhadores são contrários à proposta de normatização da Guarda Portuária em andamento na Secretaria de Portos que possibilita o emprego de terceiros na vigilância dos portos. A categoria reivindica que a SEP inclua no regramento a proibição de terceirizar a atividade.

Outro motivo de insatisfação é a falta de plano de cargos carreira e salários (PCCS) que impõe perdas econômicas aos trabalhadores vinculados às Docas.

De extrema urgência, a recuperação do Portus tem sido foco de muitas mobilizações das entidades portuárias. O fundo enfrenta dificuldades para pagar os benefícios de seus assistidos devido à inadimplência das patrocinadoras (as companhias Docas) e da União, como sucessora da extinta Portobrás. Em agosto de 2011, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) decretou intervenção no fundo, após sucessivas renovações nenhuma solução foi apresentada.

Hoje, o fundo atende 11 mil ativos e pensionistas, ao considerar os dependentes são mais de 30 mil pessoas que podem ser afetadas pela falta de recurso do plano.
 
Fonte - FNP