Vale-Cultura, mais um benefício concedido para os funcionários da Codesa
 

Publicado em terça-feira, 18 de novembro de 2014 às 10:02

 
Visando possibilitar, aos seus empregados, maior acesso ao cenário cultural, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), aprovou neste ano, junto ao acordo coletivo de trabalho, o benefício denominado Vale-Cultura. Tal benefício, foi instituído pelo governo federal brasileiro, através do Ministério da Cultura, é oferecido aos trabalhadores das empresas que aderirem ao programa, por meio de um cartão pré-pago válido em todo o território nacional.

A Coordenação de Recursos Humanos (CODRHU), responsável pela gestão do processo contratação, informou que iniciou o processo de elaboração de termo de referência para contratação da instituição que será administradora do Vale-Cultura. Segundo o Coordenador de Recursos Humanos Fabricio Bernardes Diniz, quando questionado sobre o prazo de implantação do benefício aos empregados ele informou que “como trata-se de um processo licitatório devemos seguir todos os trâmites previstos pela Lei de licitações, alinharmos a folha de pagamento quanto a metodologia que será utilizada para concessão do benefício, além de ajustar a contabilidade para que a empresa possa ao mesmo tempo obter benefício fiscal, conforme as diretrizes que estão previstas na legislação do vale cultura (lei 12761/2012). No entanto o setor de RH está trabalhando para que a implantação ocorra em um prazo máximo de 3 a 4 meses”

Ficou curioso para saber como receber o benefício? Para isso, é simples: tem direito ao Vale-Cultura, todos os funcionários da Companhia que manifestarem por escrito adesão ao programa e que recebem até cinco salários mínimos nacionais. O incentivo também será oferecido aos demais funcionários, conforme previsto no ACT 2014/15.

Mas o que o é Vale-Cultura? E como funciona o pagamento do benefício?

O Vale-Cultura é um benefício, criado pelo Governo Federal no final de 2013, através da Lei 12.761. Com o objetivo de facilitar e estimular o acesso a produtos e serviços culturais, como ir ao cinema, teatro, museus, espetáculos ou até mesmo na aquisição de livros, revistas, jornais e mídias em geral - desde que o estabelecimento também seja credenciado no projeto - o Vale também poderá ser usado para pagar a mensalidade de cursos de artes, audiovisual, dança, circo, fotografia, música, literatura ou teatro.

O programa oferece aos funcionários um crédito que é depositado mensalmente no cartão no valor de R$ 50,00 e, após a adesão, a cada mês, a recarga será realizada pela empresa operadora do cartão, sem a necessidade de solicitação do empregado.

Para aqueles que quiserem adquirir produtos ou serviços culturais mais caros que o valor mensal do benefício, uma boa notícia: o crédito é cumulativo e não tem validade, proporcionando ao trabalhador a oportunidade de se qualificar com os mais diversos cursos.

Ainda segundo Fabrício Bernardes Diniz, o Vale-Cultura além de um benefício social, pode ser tido como uma iniciativa importante na inserção dos funcionários da Codesa na cultura capixaba. “O grande beneficio do vale cultura é oferecer a oportunidade aos colaboradores de estarem participando de eventos culturais, sobretudo, relacionados à cultura capixaba, contribuindo assim, numa maior participação no cenário cultural do próprio estado.”
 
Fonte - Porto de Vitória