Porto de Vitória promove oficina pensando no crescimento profissional e pessoal de seus aprendizes
 

Publicado em segunda-feira, 24 de novembro de 2014 às 11:53

 
O programa “Menor Aprendiz” é uma das principais portas de entrada dos estudantes para a vida profissional. Para incentivar, e até mesmo explicar melhor sobre a importância de adquirir experiência antes mesmo de se formar, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), promoveu, nesta sexta-feira (21), um momento especial entre os menores. Temas sobre o mercado trabalho e questões sociais foram discutidos pelos adolescentes.

O evento, conduzido pela assistente social da Codesa, Cláudia Santiago, ofereceu aos 23 adolescentes palestras e dinâmicas, com a intenção de promover a reflexão sobre os benefícios do comportamento ético dentro do ambiente de trabalho e na vida pessoal. A carga horária do programa foi de quatro horas.

Pensando no crescimento dos futuros profissionais, Cláudia Santiago afirmou que a ideia é fazer com que os alunos venham somar valores. “São conteúdos que fazem parte da vida profissional e com os quais os estudantes devem se familiarizar desde já. Colocar esses temas em prática irá ajudá-los no estágio, na formação e também na inserção no mercado de trabalho. São valores importantes para todos eles”, frisou.

Cláudia disse ainda que todos são capazes de conquistar seus sonhos e desejos profissionais. "Queremos mostrar para os estudantes que, antes de tudo, é preciso ter calma para chegar aonde deseja. Um estagiário pode se tornar um grande profissional, com muito trabalho e dedicação. Só depende do esforço de cada um”, acrescentou.

O coordenador de Recursos Humanos, Fabrício Bernardes, conversou com os estagiários sobre a importância da participação no programa de apoio para a melhora do desempenho dos aprendizes do Porto de Vitória. “Oferecemos esse momento para qualificar e causar reflexão no dia a dia deles”, falou.

Em um bate-papo descontraído com os estudantes, Fabrício contou sobre sua época de estagiário e os desafios que teve de enfrentar. “Quando eu era mais novo, tinha muitas dúvidas sobre o que queria ser no futuro e em qual profissão iria me adentrar. Pensei em fazer arquitetura, engenharia e várias outras coisas... uma boa orientação foi importante para mim. Afinal, é uma época de indecisões. Então, um momento como esse ajuda o menor aprendiz a ter essa orientação segura”, acrescentou.

Um dos principais momentos da oficina foi quando os estagiários fizeram um círculo no auditório e discutiram sobre os poemas do livro “Quem sou eu?”, de Manuel Bandeira, que aborda contos sobre a identidade e características de cada individuo, fazendo com que todos os presentes refletissem sobre como agir e quais mudanças precisam ser realizadas para uma melhora no ambiente de trabalho.

Experiências

Giselly Alves Ferreira, 16 anos, falou sobre a importância de ter um bom acompanhamento nessa fase da vida e finalizou contando com propriedade os sonhos futuros que tem. “Cumprir as tarefas de uma forma correta e se dar bem com as pessoas da empresa é algo importante. Ter um bom acompanhamento de um profissional capacitado também é excelente. Pois isso irá me ajudar muito no futuro. Quero ser médica e rica (risos)”, concluiu.

O amigo de Giselly e também estagiário, Daniel Florentino, 17, descreveu como tem sido sua primeira experiência dentro de uma instituição. “Conhecer uma empresa e ter tido minha primeira experiência foi essencial. Aqui aprendi a forma que uma instituição funciona como ela é e como ela trabalha. É bom para nós que estamos começando nossa vida profissional”, falou.

O jovem Lucio Mariano de Oliveira, de 16 anos, é estudante do ensino médio e está no programa a pouco mais de um ano exercendo funções na Assessoria de Comunicação da Codesa. “Eu me preocupo em ser pontual e assíduo no meu local de trabalho. Isso influenciou também nos meus estudos, o que trouxe um maior rendimento em todas as minhas atividades”, contou.

Segundo Cláudia, para abril de 2015, a Codesa tem a intenção de fazer outras oficinas com novas propostas. Beneficiando, assim, outros estudantes. “No próximo ano iremos abrir novos programas para os menores aprendizes. Outros alunos receberão a oportunidade de acumular novos e benéficos valores”, finalizou.
 
Fonte - Codesa