Centrais Sindicais discutem o PPE
 

Publicado em terça-feira, 28 de julho de 2015 às 16:19

 
As Centrais Sindicais e o DIEESE reuniram-se, em 22 de julho, para debater o Programa de Proteção ao Emprego (PEE) do governo federal. O encontro foi realizado no Escritório Nacional do DIEESE, em São Paulo. Além do Programa, os participantes também discutiram a política econômica atual e a elaboração de uma cartilha sobre o PPE.

A reunião contou com a participação do presidente da CSB, Antônio Neto; do secretário-geral da CSB, Álvaro Egea; do presidente da CTB-MG, Marcelino da Rocha; do secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre; do presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE/CUT); o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Roberto Von Der Osten; do presidente da Força Sindical, Miguel Torres; do secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves; do secretário da Força Sindical, Cláudio Prado; do diretor de Organização Política da NCST, Fernando Bandeira; e do diretor nacional de Comunicação da NCST, Nailton Francisco Souza.

Pelo DIEESE participaram a coordenadora executiva, Patrícia Pelatieri, o coordenador de relações sindicais, José Silvestre, o coordenador de atendimento técnico sindical, Airton dos Santos, e o técnico Clóvis Scherer, do Escritório Regional DF.

Lançamento do Programa de Proteção ao Emprego - O supervisor técnico do Escritório Regional DF, Max Leno de Almeida, participou, em 21 de julho, da divulgação das regras, dos procedimentos e do funcionamento do PPE. A atividade foi realizada em Brasília, pelo Comitê Interministerial de Proteção ao Emprego (CPPE), e conduzida pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Com a regulamentação do Programa, às empresas que aderirem ao PPE será permitido reduzir a jornada de trabalho dos trabalhadores em até 30%, com diminuição proporcional nos rendimentos. A perda salarial será compensada em 50%, pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), até, no máximo, 65% do maior benefício do seguro-desemprego.

Na ocasião, o presidente nacional da NCST, José Calixto Ramos, representou os trabalhadores na mesa de divulgação do Programa. A cerimônia também contou com a participação do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, e de representantes dos Ministérios do Planejamento e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
 
Fonte - Dieese