Secretaria autoriza estudos para arrendamento de portos
 

Publicado em sexta-feira, 28 de agosto de 2015 às 19:54

 
A Secretaria de Portos publicou nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU), a autorização para realização de 28 estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para o arrendamento dos portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Suape e São Francisco do Sul (SC).

As empresas autorizadas terão 60 dias para apresentar os estudos, que serão avaliados por uma comissão nomeada pelo ministro Edinho Araújo. Após a avaliação, os estudos poderão ser selecionados para subsidiar o arrendamento das áreas.

As publicações fazem parte da nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL) Portos, lançado pelo governo federal em junho deste ano, que prevê investimentos estratégicos em portos, ferrovias, rodovias e aeroportos.

As autorizações concedidas estão previstas nos Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI’s), conforme os Editais de Chamamento Público nº 1, 2, 3, 4, 5 e 6, publicados no Diário Oficial da União em 13 de julho de 2015.

Estudos

Além das empresas autorizadas, a Secretaria de Portos recebeu doação de estudos da Bunge Alimentos referente à área no Porto do Rio de Janeiro a ser arrendada para a movimentação de trigo. Ainda com relação à doação de estudos, a empresa Vasconsult Consultoria, Engenharia e Pesquisa manifestou interesse em doar estudos para o arrendamento da área para movimentação de trigo no Porto de Suape, em Pernambuco.

Segundo o ministro Edinho Araújo, o interesse demonstrado reflete as grandes oportunidades de investimento associadas aos arrendamentos em questão. “Os valores que serão investidos deverão atingir R$ 1,3 bilhão, com reflexos relevantes no aumento da capacidade de movimentação de cargas nos portos brasileiros. Espera-se que o incremento na movimentação seja de aproximadamente 19 milhões de toneladas/ano após a realização dos investimentos previstos”, disse o ministro.
 
Fonte - SEP / FNP