No Dia Mundial da Água, presidente da Cesan anuncia o desmonte da empresa
 

Publicado em quinta-feira, 24 de março de 2016 às 16:12

 
Em pleno Dia Mundial da Água, o presidente da Cesan, Pablo Ferraço Andreão, deu um belo “presente de grego” para a população capixaba. A empresa vai realizar no dia 29 de março uma audiência pública na Biblioteca Municipal de Vila Velha, no “Titanic” para apresentar e discutir a licitação para firmar a Parceria Público-Privada (PPP) do município. A PPP de Vila Velha prevê a ampliação, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário e a prestação de serviços de apoio à Gestão Comercial da Cesan, na modalidade concessão administrativa. O anúncio de Andreão foi feito durante evento na Rede Gazeta – quando os participantes criticaram duramente os serviços prestados pela Cesan.

O grande problema em torno desta parceria é que os orçamentos previstos esse ano para as PPP’s de Vila Velha e da Serra consumirão 80% da capacidade de investimento que a Cesan irá fazer em todo o Estado. Desta forma, sobraria apenas 20% para a empresa investir nos outros 50 municípios do Estado. Trata-se de uma gestão temerária que certamente irá comprometer os contratos de programas dos municípios que entregaram a concessão para a empresa. Hoje, também o prefeito de Vitória, Luciano Resende, disse que deverá romper com a Cesan.

Imaginem se as demais cidades aderirem a essa ideia? O caminho para a privatização dos sistemas de saneamento e abastecimento estará liberado.
“Está posto um processo de sucateamento, de desmonte da empresa, colocando em risco os serviços prestados em 52 municípios e uma possível privatização em massa. O desmantelamento da Cesan trará não só prejuízos para sociedade, mas para os trabalhadores, com demissões, redução de salários e corte de benefícios”, alerta o presidente do Sindaema, Fábio Giori.

Por isso, o Sindaema convoca toda a categoria e a população para barrar esse processo e participar audiência pública. A onda neoliberal não vai derrotar o povo. Nossa defesa é pela gestão pública do saneamento, pela universalização dos serviços públicos de qualidade. Vamos dizer Não às PPP´s


Audiência Pública: Dia 29 de março (terça-feira)
Local: Biblioteca Municipal de Vila Velha, no “Titanic” da pracinha do centro de Vila Velha
Horário: 19h30
 
Fonte - Sindaema