Reunião com diretoria do Iema após ocupação do instituto
 

Publicado em terça-feira, 19 de outubro de 2010 às 14:58

 
Uma reunião entre as lideranças de movimentos sociais e a diretoria do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) está marcada para o dia 21 de outubro, às 9 horas, na sede do instituto. O avanço só foi conquistado após mais de cem companheiros ligados a movimentos sociais e ambientais ocuparem um dos prédios do Iema em Cariacica, na manhã da última quinta-feira (14). Os companheiros do Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES) estão apoiando as reivindicações das lideranças.

Os principais objetivos são:

- Interromper o licenciamento ambiental prévio concedido à Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU), em Anchieta, no litoral Sul do Estado;

- Acesso ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento;

- Acesso às filmagens feitas nas audiências públicas já realizadas a respeito do assunto;

- Reunião com a diretoria do Iema, que até então não havia recebido os representantes dos movimentos populares que acompanham a chegada do novo empreendimento ao Estado.

"Conseguimos ter acesso ao estudo de impacto e protocolamos um pedido para conseguirmos os vídeos gravados. Deixamos bem claro que a forma como temos sido tratados em relação ao acesso às informações constitui uma nova reivindicação. Caso não sejamos atendidos, voltaremos a ocupar o Iema a qualquer momento", alertou Merci Pereira Fardin, do movimento Assembleia Popular.

Segundo o companheiro, a comunidade da região em que a CSU deve ser instalada pode ser prejudicada devido aos danos ambientais que ela pode causar. "A comunidade já se mostrou contra o empreendimento pela forma como está sendo feito. A mão de obra na reunião vai aumentar e vem de fora para ser explorada aqui, mas o número de escolas e de hospitais, por exemplo, continuam os mesmos", destacou o representante da Assembleia Popular.

A manifestação também busca a regularidade das licitações ambientais na instalação de outros empreendimentos como Sucos Mais (São Mateus), setor de extração de rochas e mangues.

O movimento realizado no Iema foi pacífico e aconteceu das 7h30 às 14 horas.
 
Fonte - Suport-ES