Audiência pública no Congresso vai discutir o futuro das Companhias Docas
 

Publicado em quarta-feira, 28 de junho de 2017 às 15:32

 
Audiência pública no Congresso vai discutir o futuro das Companhias Docas
Postado por: Comunicação FNPem: junho 27, 2017Na categoria: Destaque Print Email
A Federação Nacional dos Portuários (FNP) convida os trabalhadores e trabalhadoras para participarem da audiência pública sobre o futuro das Companhias Docas e as funções essenciais das Autoridades Portuárias para o desenvolvimento do setor portuário. A audiência está marcada para o dia 4 de julho, às 10 horas, no Plenário 11 da Câmara dos Deputados.

O presidente da FNP, Eduardo Lírio Guterra, explica a importância da participação dos trabalhadores e trabalhadoras. “Essa é uma oportunidade para debatermos assuntos extremamente relevantes para o setor portuário. Lá nós vamos ter mais informações, vamos poder mostrar nosso ponto de vista e também registrar a nossa posição”.

Assim como vários setores estão sendo privatizados, as Companhias Docas também são alvo, prova disto é que já apontaram a Codesa como piloto para o projeto de privatização das Companhias do setor portuário.

“Nós sabemos que a privatização das Docas não é o melhor caminho, principalmente porque, quando isso acontece, os funcionários sempre são os prejudicados. E nessa audiência é a oportunidade que nós temos de deixarmos claro que não aceitamos que de forma alguma que prejuízo ou perda de direitos”, ressalta o presidente.

O atual modelo portuário do Brasil é semelhante ao dos portos de primeiro mundo, como os do Continente Europeu e dos Estados Unidos. Por isso, optar por um modelo totalmente privado nos portos pode trazer prejuízos para a economia do país. No último ano, a movimentação nos portos brasileiros chegou a 998,068 milhões de toneladas, 34% desse número corresponde a movimentação dos portos públicos. “É um número importante para economia do nosso país porque movimenta o nosso PIB. Se privatizarmos os portos públicos, nós estaremos abrindo mão dessa riqueza”, avalia o dirigente.

A audiência foi solicitada pelo deputado João Paulo Papa (PSDB/SP). Além do presidente Eduardo Guterra, também foram convidados para a discussão, o secretário nacional de Portos, Luiz Otávio Campos, o secretário de Coordenação e Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI); e representantes dos operadores portuários, das entidades portuárias e hidroviárias e dos terminais portuários.
 
Fonte - Comunicação FNP