Acidente derruba 40 contêineres no mar e carga fica espalhada
 

Publicado em sexta-feira, 11 de agosto de 2017 às 17:31

 
Ao menos 45 contêineres caíram do navio Log in Pantanal, que aguardava para realizar a manobra de entrada no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O acidente aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira (11) e interrompeu a navegação no canal de navegação por 5 horas.

Imagens mostram a área da queda ao amanhecer. Compartimentos abriram no impacto com a água e a carga ficou espalhada. Entre os produtos, estão bicicletas, eletrônicos, eletrodomésticos, cilindros de oxigênio para hospitais, além de material de vestuário.

De acordo com informações da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), o acidente ocorreu entre 1h30 e 3h. Para evitar qualquer risco à navegação, o tráfego no canal do Porto de Santos foi interrompido. A navegação foi liberada completamente às 8h40.

A agência do navio foi acionada pela autoridade marítima e um inquérito administrativo foi instaurado para levantar as causas e responsabilidades. A Marinha do Brasil emitiu um alerta aos navegantes para terem atenção na área. Os contêineres ainda não foram retirados do local.

De acordo com informações apuradas pelo G1, o navio operou no terminal Embraport, na margem esquerda do cais, na quinta-feira (10). A embarcação voltou para a barra, a cerca de 4 quilômetros da costa para aguardar autorização para seguir para a BTP, na margem direita do porto.

A suspeita é que os contêineres tenham caído por conta da agitação do mar. Ondas de mais de 3 metros atingiram a região durante a madrugada, em decorrência de uma ressaca marítima. Não há informações, segundo a marinha, sobre eventuais vítimas do acidente a bordo.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi notificada sobre a ocorrência e monitora junto com a autoridade portuária os procedimentos adotados para retirar os contêineres da água. O Ibama está ciente do caso, mas ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Em nota, a Codesp confirmou que o acidente aconteceu por volta das 3h, Fundeadouro 3 (na Barra), fora do Porto Organizado. Ainda em nota, a Codesp disse que Capitania dos Portos de São Paulo e a Praticagem farão levantamento para identificar o local exato da queda dos contêineres.

A Log-In, responsável pelo navio, informou que o mau tempo ocasionou o desprendimento dos navios. Por nota, a empresa informou que "não havia contêineres que caíram no mar com cargas declaradas como perigosas de acordo com critérios da Organização Marítima Internacional".

Ação de piratas

A Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental informou que as equipes estão no mar desde o início da manhã orientando tripulantes de embarcações quanto ao risco de acidentes na área onde houve a queda dos contêineres. O objetivo também é coibir a ação de piratas e verificar eventual dano ambiental.

As equipes orientam ocupantes de barcos de esporte e recreio, além de pescadores amadores, que geralmente não são da região. Além disso, a patrulha visa evitar furtos das mercadorias armazenadas nos contêineres, caso a caixa metálica seja rompida e os produtos permaneçam boiando.
 
Fonte - G1