CUT faz 34 anos de história e de muita luta
 

Publicado em segunda-feira, 28 de agosto de 2017 às 15:06

 
Aniversário da Central acontece em meio a um congresso extraordinário e a reflexão sobre a imensa luta que temos pela frente contra os ataques aos direitos da classe trabalhadora

Escrito por: Edilson Lenk

A Central Única dos Trabalhadores completa hoje 34 anos de história. Essa história se escreveu com luta, dedicação, empenho e doação de milhões de brasileiros e brasileiras que se filiam a seus sindicatos, que não abrem mão de direitos, que se organizam nos locais de trabalho e que vêem com o olhar da esperança a certeza de um mundo melhor e possível.

Para se transformar na maior central sindical do Brasil e da América Latina a CUT sempre foi fiel a seus princípios e sempre se manteve na vanguarda das lutas operárias nessas mais de três décadas no Brasil. A CUT nasceu, cresceu, se firmou e se consolidou no cenário brasileiro, a partir da resistência e do enfrentamento a toda forma de injustiça contra trabalhadores em qualquer parte do mundo.

Hoje a CUT comemora seu aniversário frente a um dos maiores desafios de sua história, que é a resistência a um ataque sem precedentes a direitos da classe trabalhadora. O governo golpista e ilegítimo de Michel Temer revogou mais de uma centena de direitos com a aprovação da reforma trabalhista e quer impor a escravidão para trabalhadores e trabalhadoras. Mais ainda, quer fazer uma liquidação do patrimônio do povo brasileiro, entregando de mão beijada para o capital nacional e internacional o futuro de nosso país.

O desafio da CUT mais uma vez não é só a resistência. É o enfrentamento, a denúncia permanente, a busca de meios que garantam a existência de sindicatos e o direito de organização da classe trabalhadora. De hoje até a próxima quinta-feira acontece o 1º Congresso Extraordinário da Central, um evento marcado para lançar um olhar profundo sobre a conjuntura e sobre as alternativas das quais o movimento sindical lançará mão para o efrentamento.

A CUT Espírito Santo parabeniza a todos os trabalhadores e trabalhadoras que fazem parte da construção desses 34 anos. E que possamos nos fortalecer cada vez mais para a defesa de direitos que são constantemente ameaçados e não saem da mira daqueles que acreditam na injustiça e na opressão como fundamentos da sociedade. Seguimos na luta por um mundo melhor e possível.
 
Fonte - CUT-ES