Vai ficar mais difícil comprar alimentos orgânicos no Brasil
 

Publicado em quarta-feira, 4 de julho de 2018 às 16:55

 
Projeto de Lei proíbe venda de orgânicos em supermercados, sacolões e mercearias

Por Amanda Cruz
Estão surgindo diversas notícias de que os alimentos orgânicos possam ser proibidos no Brasil, mas calma, não é exatamente assim. Entretanto, o fato é que vai ser mais complicado ter acesso aos orgânicos no dia a dia, por causa da restrição da venda desses produtos proposta pelo Projeto de Lei 4576/16.

Esse projeto, aprovado em junho pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, prevê que apenas o agricultor familiar, que for integrante de alguma organização de controle social cadastrada nos órgãos fiscalizadores, poderá vender produtos orgânicos diretamente ao consumidor.

Portanto, pode ser que os alimentos orgânicos não sejam mais vendidos em supermercados, sacolões e mercearias. O problema é que esses costumam ser o principal meio pelo qual o consumidor obtém essa classe de alimentos.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2017 pelo Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (Organis), publicada pela Agência Brasil, 60% das pessoas vão até os supermercados comprar orgânicos e aproximadamente 25% compram esses alimentos em feiras.

Agora, o PL será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Caso seja aprovado, irá para votação definitiva em plenário.


 
Fonte - Uol