Marcha das mulheres define programação para Dia das Mulheres
 

Publicado em sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 às 15:01

 

As atividades de formação e luta da Marcha das Mulheres do Campo e da Cidade foram definidas, após a articulação com bairros, lideranças comunitárias, entidades e movimentos sociais. Confira como ficou a programação e participe!

28/02 (segunda-feira)
10h: Chegada das mulheres em Nova Carapina (Serra). Ocorrerá a recepção à Marcha no Centro Comunitário.
14h: Debate sobre "Violência contra a mulher", no âmbito institucional, doméstico e no campo. Debatedoras: Ana Lúcia (Fórum de Mulheres); Cristiane (Parto do Princípio) e representante do MST. Local: Centro Comunitário de Nova Carapina.
19h: Exibição do filme “Noivas do cordeiro”, na pracinha do bairro.

01/03 (terça-feira)
07h30: Saída de Nova Carapina em marcha até Carapina (Serra), na Paróquia São José Operário.
14h: Debate sobre “Os impactos do agronegócio na vida das mulheres do campo e da cidade", com destaque para o tema dos agrotóxicos, do novo Código Florestal e da saúde alternativa. Debatedores: Alacir (FASE) e representante da Abeef. Local: Paróquia São José Operário.
19h: Exibição de curtas na pracinha do bairro.

02/03 (quarta-feira)
07h30: Saída de Carapina em marcha até à UFES, em Goiabeiras (Vitória).
12h: Recepção da Marcha em frente ao Restaurante Universitário.
15h: Programação cultural: "Mulheres que cantam e encantam", voz e violão. Cantoras: Aline Horsko, Monique Rocha e Maria Zanuncio. Local: Sintufes.
19h: Debate sobre "Análise de conjuntura na perspectiva das mulheres", com destaque para a reflexão sobre os grandes projetos que estão sendo implantados no ES, para a realidade do mercado de trabalho feminino e para as perspectivas para as mulheres a partir do governo de Dilma. Além disso, as estudantes trabalharão o tema das relações de gênero no espaço da universidade.
Debatedoras: Renata Couto Moreira (Professora de Economai da Ufes e da Consulta Popular); Gilsa Barcelos (Professora de Serviço Social da Emescam e do Fórum Estadual de Mulheres) e Edna Martins Calabrez (Fórum Estadual de Mulheres do Espírito Santo). Mediadora: Lídia Campos (Diretora de Combate às opressões do DCE).

03/03 (quinta-feira)
10h: Confecção de material - faixas, cartazes, pirulitos - para a Marcha. Local: Centro Sindical dos Bancários.
13h: Concentração da Marcha na Pracinha de Jucutuquara. Caminhada em direção ao Centro de Vitória, onde será feito o ato de encerramento. Para esse dia, devemos mobilizar todas os movimentos sociais, entidades, militantes para a atividade.

Ato de encerramento da Marcha marcará o Dia Internacional da Mulher no ES
O ato de encerramento da Marcha, que ocorrerá no dia 03/03, irá marcar o Dia Internacional de Luta das Mulheres no Espírito Santo. A concentração do ato ocorrerá na Pracinha de Jucutuquara, a partir das 13 horas. É muito importante que as entidades, movimentos sociais, sindicatos, estudantes, movimentos populares mobilizem as companheiras e os companheiros para essa atividade!

Organização do 8 de Março:
Fórum de Mulheres do Espírito Santo, Amus, Amucabuli, Assembléia Popular, Coletivo Femenina, Comisão de mulheres Indígenas Tupiniquins e Guaranis, Atuação, MMC/ES, MST/ES, Fejunes, Coletivo de Mulheres Aqualtune/ES, Mulheres de Terra Vermelha, Mulheres de Vila Velha, CCCP Olho da Rua, Parto do Princípio, Suport-ES, Sindilimpe, Sindibancários, Quilombolas, Consulta Popular, DCE Ufes, Diversas Feministas Autônomas, Recid/ES.


 
Fonte - Marcha das Mulheres do Campo e da Cidade