Marcha das Mulheres passa por município da Serra
 

Publicado em quinta-feira, 3 de março de 2011 às 14:56

 

As atividades da Marcha das Mulheres do Campo e da Cidade tiveram início nesta segunda-feira, dia 28, no bairro Nova Carapina I, município da Serra. Mulheres vindas de diversas regiões do Estado se concentraram no centro comunitário local, onde participaram de uma formação sobre violência contra mulher.

O tema foi abordado dentro do âmbito doméstico-urbano pela representante do Fórum de Mulheres do Espírito Santo, Ana Lúcia, que ficou responsável também por explicar as peculiaridades da opressão sofrida pelas mulheres negras.

No plano institucional, o debate ficou por conta da Cristiane, do grupo “Parto do Princípio”. Ela falou sobre a violência cometida pelo Estado contra as mulheres através dos serviços ruins prestados no momento do parto em hospitais públicos.

O debate também contou com a contribuição internacional de uma companheira haitiana que expôs a realidade das mulheres de seu país.

Na terça-feira, dia 01/03, por volta das 7h30, teve início a marcha rumo à Carapina. O trajeto de aproximadamente 15 quilômetros foi completado com muita animação e apoio popular em alguns trechos.

No período da tarde, foi hora de retomar o estudo, dessa vez na Paróquia São José operário, em Carapina. O tema do dia foi “Os impactos do agronegócio na vida das mulheres do campo e da cidade", com destaque para a questão dos agrotóxicos, do novo Código Florestal e da saúde alternativa.

Na manhã de quarta-feira, dia 2, a marcha foi para a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde ocorreram apresentações culturais e debates sobre "Análise de conjuntura na perspectiva das mulheres".

o que foi apresentado:
02/03 (quarta feira):
15h: Programação cultural: "Mulheres que cantam e encantam", voz e violão. Cantoras: Aline Horsko, Monique Rocha e Maria Zanuncio. Local: Sintufes.
19h: Debate sobre "Análise de conjuntura na perspectiva das mulheres", com destaque para a reflexão sobre os grandes projetos que estão sendo implantados no ES, para a realidade do mercado de trabalho feminino e para as perspectivas para as mulheres partir do governo de Dilma. Além disso, as estudantes trabalharão o tema das relações de gênero no espaço da universidade.
Debatedoras: Renata Couto Moreira (Professora de Economia da Ufes e da Consulta Popular); Gilsa Barcelos (Professora de Serviço Social da Emescam e do Fórum Estadual de Mulheres) e Edna Martins Calabrez (Fórum Estadual de Mulheres do Espírito Santo). Mediadora: Lídia Campos (Diretora de Combate às opressões do DCE).

O ato de encerramento da Marcha, que ocorre no dia 03, marca o Dia Internacional de Luta das Mulheres no Espírito Santo. A concentração do ato ocorrerá na Pracinha de Jucutuquara, a partir das 13 horas. É muito importante que as entidades, movimentos sociais, sindicatos, estudantes, movimentos populares mobilizem as companheiras e os companheiros para essa atividade!

Anote aí:
03/03 (quinta-feira)
10h: Confecção de material - faixas, cartazes, pirulitos - para a Marcha. Local: Centro Sindical dos Bancários.
13h: Concentração da Marcha na Pracinha de Jucutuquara. Caminhada em direção ao Centro de Vitória, onde será feito o ato de encerramento. Para esse dia, devemos mobilizar todas os movimentos sociais, entidades, militantes para a atividade.

Organização do 8 de Março:
Fórum de Mulheres do Espírito Santo, Amus, Amucabuli, Assembléia Popular, Coletivo Femenina, Comisão de mulheres Indígenas Tupiniquins e Guaranis, Atuação, MMC/ES, MST/ES, Fejunes, Coletivo de Mulheres Aqualtune/ES, Mulheres de Terra Vermelha, Mulheres de Vila Velha, CCCP Olho da Rua, Parto do Princípio, Suport-ES, Sindilimpe, Sindibancários, Quilombolas, Consulta Popular, DCE Ufes, Diversas Feministas Autônomas, Recid/ES.

Mulheres em marcha pelo fim da violência e por um projeto popular para o Brasil!


 
Fonte - Marcha das Mulheres do Campo e da Cidade