Jovens apresentam projeto ao Governo Casagrande
 

Publicado em quarta-feira, 4 de maio de 2011 às 19:04

 
Jovens articulados na Campanha Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens no Espírito Santo apresentaram projeto ao Governo do Estado visando fomentar o protagonismo juvenil no enfrentamento à violência.

O Projeto “Juventude pela Vida” tem o objetivo de garantir apoio, por meio de edital público, a iniciativas de jovens que busquem a prevenção da violência e a construção de uma cultura de paz baseada no respeito pleno aos direitos humanos. O Projeto prevê ainda a criação de uma rede de diálogo permanente entre jovens que discuta ações voltadas ao enfrentamento da violência.

A proposta já foi apresentada ao Secretário de Ações Estratégicas, André Garcia, e ao Subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Guilherme Pacífico, e agora as organizações que integram a Campanha aguardam um posicionamento do Governo para dar continuidade ao diálogo, visando à construção e consolidação desta política.

De acordo com um dos articuladores da Campanha e Coordenador do Fórum Estadual de Juventude Negra (Fejunes), Luiz Inácio Silva da Rocha, a intenção é garantir meios para que a juventude possa contribuir com o processo de enfrentamento da violência. “Nós, jovens, por muito tempo fomos alijados das discussões sobre segurança pública, apesar de figurarmos como principais alvos da violência presente em nossa sociedade. Por isso, queremos construir canais para que à juventude seja ouvida e contribua efetivamente com o enfrentamento dos desafios apresentados”, enfatiza.

A Campanha Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens é uma articulação de diversas organizações de juventude e dos movimentos sociais que visa levar o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que vem ocorrendo no Espírito Santo. Através das ações da campanha as organizações pretendem avançar na conscientização, propor e desenvolver ações que possam mudar essa realidade.
 
Fonte - Fejunes