U: Símbolo designado Uniforma. O Código Internacional de Sinais estabelece a representação desta letra por uma bandeira dividida em quatro retângulos, dois brancos e dois vermelhos. Içada isoladamente significa: "Você está navegando em direção ao perigo."
UNHA: Cada um dos vértices das patas da âncora, responsáveis por sua sustentação no fundo.
UNHÃO: Tipo de trabalho de marinheiro aplicado principalmente para emendar dois cabos pelos chicotes. Consiste em descochar os dois cabos, falcaçar e entrelaçar seus respectivos cordões.
UNHAR: Ato ou efeito de enterrar a âncora no fundo da água, mantendo a embarcação fixa no lugar pela amarra.
UNIDADE DE CARGA: Equipamento de transporte adequado à unitização de mercadorias a serem transportadas, passíveis de completa manipulação, durante o percurso em todos os meios de transportes utilizados. São considerados unidades de carga os contêiners em geral, os palieis, as pré-lingadas ou pré-slings e outros quaisquer equipamentos de transporte que atendam aos fins acima indicados e que venham a ser definidos em regulamento.
UNIDADE ESTRUTURAL: Subdivisão do casco do navio adotada para facilitar a construção de sua estrutura, permitindo que o trabalho de montagem seja feito em local abrigado e de fácil acesso.
USO DE APARELHO DE GOVERNO: O aparelho de governo é um órgão vital do navio, e o pessoal encarregado deve estudar bem seu funcionamento e conservação. Deve-se treinar bem a guarnição a passar do leme a motor para o leme a mão. Em canais ou entradas e saídas de portos, deve-se determinar que o leme a mão esteja pronto para o uso.
UTILIZAÇÃO DO PORTO: Vantagem que usufruem os navios, encontrando para o seu abrigo, ou para realização de suas operações de carregamento ou descarga, acesso a porto, águas tranquilas e profundas e, bem assim, meios para a execução daquelas operações e recursos para abastecimento (tabela “A”; as taxas são devidas pelo armador).
|