Manifestações de estudantes contra aumento da passagem de ônibus
Publicado em quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011 às 16:58
Manifestações de estudantes contra aumento da passagem de ônibus: “A democratização tem de ser um caminho sem volta”
As manifestações de estudantes, que estão lutando contra o aumento da passagem de ônibus na Grande Vitória têm demonstrado a pressão dos movimentos sociais pela participação popular neste novo governo.
“O que os estudantes querem é participar das decisões da sociedade. É uma pretensão que está prevista na Constituição, nos artigos 4º e 5 º e em mais 20 dispositivos. As participações devem ocorrer nas áreas de todas as políticas públicas”, disse o advogado André Moreira, presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Criad) e assessor jurídico do Suport-ES.
Na opinião de André, o governo estadual deve assimilar essa questão e adotar a democracia na gestão que se inicia, como forma de dividir a decisão com o poder público, abrindo discussões para os interesses sociais.
“É importante que as pessoas entendam que nem todas as soluções propostas pelo governo para os problemas da sociedade são ideais. A democratização tem de ser um caminho sem volta”, destacou o advogado.
André ressaltou ainda que um sinal que vai no caminho contrário a essa democratização é a presença da polícia nas ruas nos movimentos estudantis. “Os representantes do poder público têm de ir às ruas e ouvir as reivindicações. Não podemos aceitar que a polícia aja com repressão”, argumentou.
O advogado destacou que é preciso haver mais reuniões do Conselho Tarifário – no ano passado foram apenas três – além de haver maior participação na composição que representa os movimentos sociais.